UFRJ lança aplicativo para combater violência contra a mulher (A Tribuna – 17/01/2015)

Já está disponível para o sistema iOS da Apple o aplicativo Evisu – Informações Sobre o Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Mulher. O produto, que é totalmente gratuito, é resultado da pesquisa “Análise dos serviços de saúde na atenção às mulheres em situação de violência sexual: estudo comparativo em duas capitais brasileiras (Rio de Janeiro/ Fortaleza)” – coordenado pela professora Ludmila Fontenele (ESS-UFRJ), através de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e apoio do CNPq – e do projeto de extensão “Prevenção à violência sexual contra a mulher”, da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ.

A coordenadora explica que o Evisu é o único aplicativo no mundo desenvolvido exclusivamente para o enfrentamento à violência sexual contra mulheres e dirigido especificamente a profissionais, gestores, professores, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Direitos Humanos e outras que atuem com esse tema. “O objetivo é contribuir para a formação e qualificação profissional, bem como para a visibilidade sobre o tema”, afirma.

Além do conteúdo conceitual, a ferramenta oferece informações sobre políticas públicas, meios de proteção à mulher vítima de violência sexual, normas técnicas, redes de serviços, grupos de pesquisa em todo o Brasil, eventos, congressos e sites nacionais e internacionais acerca do tema.

Segundo Ludmila Fontenele, a opção pelo formato iOS se deu pela facilidade de produção, mas que está em busca de apoio para desenvolver a ferramenta também para Android.

Acesse no site de origem: UFRJ lança aplicativo para combater violência contra a mulher (A Tribuna – 17/01/2015)