Uma mulher é morta a cada 40 dias em Sorocaba (Cruzeiro do Sul – 11/04/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Números divulgados pelo Coletivo Rosa Lilás, com base em dados do Mapa da Violência produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República revelam que a cada 40 dias em média uma mulher morre vítima de homicídio em Sorocaba.

Embora não produza um mapeamento específico sobre o assunto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado, consultada pela reportagem informou que trabalha com indicadores segundo os quais do total de homicídios dolosos (aqueles em que há a intenção de matar) registrados, 87% têm como vítimas indivíduos do sexo masculino e 13% do feminino.

Conforme estatísticas da Pasta, a cidade contabilizou no ano passado 53 crimes dessa natureza que resultaram na morte de 45 homens e de 8 mulheres. Já estudos reproduzidos no Mapa da Violência aponta que entre os anos de 2009 e 2013 (data em que foi realizado o último levantamento com esse objetivo), quarenta e cinco mulheres foram assassinadas no município.

José Antonio Rosa

Acesse no site de origem: Uma mulher é morta a cada 40 dias em Sorocaba (Cruzeiro do Sul – 11/04/2016)