União da Vitória terá Delegacia da Mulher (RBJ – 25/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Proposta foi aprovada pelo Conselho da Polícia Civil do Paraná.

O Conselho da Polícia Civil do Paraná aprovou a proposição de criação da Delegacia da Mulher para a 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, sul do Paraná. Com o apoio do Poder Público municipal, a Sede da nova delegacia deverá ser instalada em um imóvel alugado pelo município, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros. No local, também funcionará um centro de apoio à mulheres agredidas ou em vulnerabilidade.

Para a delegada Tathiana Guzella, a concretização da Delegacia da mulher é o pagamento de uma dívida com a população feminina da região. O objetivo da unidade é prezar pela segurança através de trabalhos de investigação e repressão à violência contra as mulheres. Além disso, também serão desenvolvidas atividades preventivas, educativas e curativas através do apoio de setores jurídico e psicossocial às vítimas.

O próximo passo da 4ª SDP é a implantação de um presídio, em decorrência da precariedade das instalações policiais para o encarceramento dos presos. Além da falta de estrutura física, há também o acúmulo de funções para o pessoal que atua na Subdivisão. De acordo com a delegada, cinco policiais que deveriam estar conduzindo investigações, fazem o trabalho carcerário. O local, que deveria servir apenas para prisão provisória, hoje já não tem mais como receber novos presos.

A preocupação aumenta ainda mais pelo risco iminente de fugas ou rebeliões. Nas frequentes operações para revista e buscas nas celas, são encontrados vários tipos de armas improvisadas, confeccionadas com os mais variados materiais.

Em 2013, foi determinada pelo Juiz Corregedor dos Presídios da Comarca de União da Vitória, Mário Dittrich Bilieri, a interdição da cadeia pública local. O esvaziamento foi contestado pela Procuradoria do Estado e o processo ainda está em tramitação.

Guilherme Zimermann

Acesse no site de origem: União da Vitória terá Delegacia da Mulher (RBJ – 25/06/2015)