Unidade móvel do Mulher, Viver sem Violência começa a atender na região do Grande ABC (SPM – 15/08/2014)

A unidade móvel entregue pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC – São Paulo começa a atender as mulheres vítimas de violência na região a partir da próxima semana. Os ônibus equipados com notebooks, roteadores e pontos de internet integram o programa Mulher, Viver sem Violência da SPM. A finalidade é atender, orientar e acolher mulheres em situação de violência das periferias das grandes cidades e de áreas de difícil acesso.

O Grupo de Trabalho Gênero do Consórcio, parceiro da SPM e responsável pela organização da iniciativa, incluiu no programa uma demonstração do “Ônibus da Mulher”, como está sendo chamado na cidade, nesta sexta-feira (15/08). A atividade está prevista para as 15h, na sede do Consórcio. Haverá também lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, produzida pela entidade.

Na região do Grande ABC, o trajeto de atendimento será iniciado pelo município de São Caetano do Sul na segunda-feira (18/08), no período das 9 às 16 horas. Dentro do ônibus haverá equipe de profissionais de diferentes áreas de atuação, como assistência social, psicologia, advocacia e educação social, entre outros.

A programação nos municípios prossegue até 31 de agosto (veja roteiro abaixo), sempre no mesmo horário, incluindo também oficinas e atividades lúdicas voltadas ao tema. A unidade móvel circulará por Ribeirão Pires, São Bernardo, Mauá, Santo André, Diadema e Rio Grande da Serra.

A região do ABC possui cerca de 2,5 milhões de habitantes. Desse total, aproximadamente 1,3 milhão é de mulheres, uma parte delas moram em áreas de mananciais, na periferia e em assentamentos precários. “A equipe multidisciplinar foi treinada para escutar denúncias e realizar o primeiro atendimento, garantindo a orientação das mulheres sobre a defesa dos seus direitos de forma humanizada”, afirma Maria Cristina Pache Pechtoll, diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Equidade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Santo André.

Programação de atendimento:
15/08/2014 – Recebimento da Unidade Móvel no Grande ABC – Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, n° 5, centro – Santo André).
18/08 – São Caetano – Rua Visconde de Inhaúma – Nova Gerty (Em frente à Fundação das Artes).
19/08 – Ribeirão Pires – Praça Ishiro Hidaka – Parque Aliança.
20/08 – Rio Grande da Serra – Praça da Bíblia – Av. D. Pedro I – Centro.
21/22/08 – São Bernardo – Fundação Criança – Núcleo Santa Cruz – Rua Hugo Vieira Pinto – Santa Cruz (pós-balsa).
23/08 – Mauá –Rua Sebastião Antônio da Silva, altura do número 18 – Zaíra 4.
24/08 – Mauá – Av. Barão de Mauá, altura do n° 3.232 – Jardim Maringá.
25/08 – Mauá – Praça 22 de Novembro, centro (próximo a Rodoviária).
26/08 – Santo André – Praça do Parque Miami – Estrada do Pedroso, altura do número 208.
27/08 – Santo André – Rua Guariba, esquina com Av. Mico leão Dourado, ao lado da Creche Profa. Nancy Andreolli – Recreio da Borda do Campo.
28/08 – Diadema – Praça Lauro Michels – Centro.
29/08 – Diadema –Avenida Afrânio Peixoto, 351, Eldorado.
30/08 – Diadema – Rua Itália, Jardim das Nações (em frente ao Hospital Infantil Jardim das Nações).

Acesse no site de origem: Unidade móvel do Mulher, Viver sem Violência começa a atender na região do Grande ABC (SPM – 15/08/2014)