Unidades da Delegacia da Mulher celebram os nove anos da Lei Maria da Penha (Agência Pará – 06/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Polícia Civil deu início à programação que conta com ações das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) na capital e interior do Estado, sob coordenação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV). Até sábado (8), quando se celebram os nove anos de criação da Lei Maria da Penha, haverá atividades educativas, como palestras, orientações jurídica e social e atendimento à mulher.

Em Belém, no sábado (8), às 13 horas, a equipe da Deam da região metropolitana fará ação de cidadania na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme, com orientação jurídica e social, divulgação do trabalho e palestras com a participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), polícias Civil e Militar, equipe multidisciplinar da Vara de Violência Doméstica da Capital e Fundação Pro Paz.

Em Abaetetuba, no nordeste do Estado, a programação terá visitas às áreas ribeirinhas, onde serão ministradas palestras sobre o tema violência doméstica contra a mulher. Nesta quinta-feira (6), o delegado Fernando Bezerra participou da programação organizada pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Cream), da prefeitura local.

Em Altamira, no sudoeste paraense, a delegada Leda Salgado, titular da Deam, participou de mesa redonda sobre a violência contra a mulher, no último dia 5, em um intercâmbio dos alunos das casas familiares rurais do Estado. No total, cerca de 400 jovens estiveram no evento. Em Barcarena, no nordeste do Pará, a delegada Emanuela Amorim, diretora da Deam no município, participou, nesta quinta-feira (6), de plenária durante a Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Em Bragança, nordeste do Pará, nesta sexta-feira (7) serão ministradas palestras sobre violência doméstica em escolas e centro comunitários, e haverá visitas a locais públicos, para orientação e divulgação do trabalho desenvolvido pela rede de defesa da mulher vítima de violência doméstica. Na ocasião, a delegada Cristina Lima, da Deam da cidade, vai distribuir material informativo, fitas brancas e rosas às mulheres como forma de simbolizar o combate à violência doméstica.

Na cidade de Breves, no Marajó, a Deam estará, nesta sexta-feira (7), em evento organizado pela prefeitura, na praça central da cidade, a partir das 16 horas. A programação terá dança e coral de escolas, palestra da delegada Monike Brasil e apresentação de um documentário. A polícia vai repassar informações sobre o atendimento na delegacia às mulheres vítimas de violência doméstica e os procedimentos adotados para apurar as denúncias, bem como sobre a importância da Lei Maria da Penha.

Em Castanhal, nesta sexta-feira (7), haverá palestra sobre violência doméstica e repasse de orientações acerca da lei ao longo do dia, na sede da unidade policial. No próximo dia 22, será apresentada palestra sobre violência doméstica na Fundação Cultura de Castanhal (Funcast). Em Itaituba, no sudeste do Pará, a diretora da Deam, delegada Leilane Reis, fará palestras voltadas à comunidade até sábado (8).

Em Marabá, nesta sexta-feira (7), a delegada Ana Paula Fernandes vai ministrar palestra no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A programação na cidade começou no último dia 5, em um encontro no Conselho das Mulheres de Marabá, para discutir melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no município.

Em Parauapebas, neste sábado (8), a delegada Ana Carolina Abreu vai coordenar uma programação denominada “Blitz das flores”, que vai contar com a distribuição de rosas às mulheres. Os homens receberão orientações visando sensibilizá-los quanto ao respeito às mulheres. De 11 a 14 deste mês, serão ministradas palestras socioeducativas e informativas sobre a Lei Maria da Penha. A programação segue nos dias 22 e 23, quando ocorre a Copa Intermunicipal Maria da Penha, que vai envolver diversas modalidades esportivas, com a participação das mulheres.

Em Santarém, nesta sexta-feira (7), a delegada Andreza Alves coordena a programação, em que serão distribuídas rosas e repassadas orientações sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência. Um café da manhã especial vai marcar também o evento. Em Tucuruí, a equipe coordena uma campanha de conscientização, em que serão distribuídos laços de cor lilás, como símbolo de luta das vítimas contra a violência. A atividade vai até sábado (8). Também, até sábado, a delegada Marizol Almeida participa da Conferência Municipal de Assistência Social, em que ministra palestra sobre a importância da Lei Maria da Penha.

Em Capanema, sob coordenação da delegada Mikaela Ferreira, a ação promove, no sábado (8), palestras sobre a Lei Maria da Penha, no auditório do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Walrimar Santos

Acesse no site de origem: Unidades da Delegacia da Mulher celebram os nove anos da Lei Maria da Penha (Agência Pará – 06/08/2015)