Vice-governadora destaca extensão da Rede de Atendimento às Mulheres (Gov/PI – 08/06/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Com a finalidade de fortalecer a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência no Estado, a Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres do Piauí (CEPM) promoveu o 1º Encontro Estadual dos Órgãos Integrantes, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

Vice-governadora destaca extensão da Rede de Atendimento às Mulheres (Foto: Ascom Vice-Governadoria)

Vice-governadora destaca extensão da Rede de Atendimento às Mulheres (Foto: Ascom Vice-Governadoria)

Na abertura do encontro, a vice-governadora Margarete Coelho destacou a extensão da Rede. “Há uma polifonia em torno desse tema. De vários lugares estão se levantando vozes em defesa dos direitos das mulheres. E essa defesa tem perpassado por todos os campos, desde os direitos à saúde passando pela grande luta do momento que é a questão da dignidade na hora do parto e indo até a outra ponta que é com relação à aquisição e o exercício pleno dos direitos políticos da mulher”, disse.

De acordo com a diretora de Planejamento e Gestão da CEPM, Andréia de Araújo Silva, o objetivo do encontro foi ampliar as discussões a cerca do monitoramento e avaliação dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. Além disso, melhorar a qualidade do atendimento, a identificação e encaminhamento adequado das mulheres, bem como buscar, em conjunto e através do compartilhamento de experiências, estratégias efetivas que alcancem a eficácia no atendimento à mulher em situação de violência.

Margarete Coelho enfatizou que mesmo com a existência da rede ainda somos surpreendidos com fatos como os que aconteceram recentemente em Caracol e Bom Jesus. “Mesmo com a rede possuindo elos fortes e atuantes ainda nos deparamos diante de violência absurda contra as mulheres. Como é que pode acontecer fatos desta natureza? Uma menina de 16 anos com um filho de dois e, de repente, ser incendiada dentro da sua casa. A rede tem que se reunir para tratar desses assuntos, analisar e nos apropriar desses dados para atuarmos com mais eficácia”, pontuou.

Representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, Secretaria de Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Estadual em Defesa dos Direitos da Mulher participaram do debate sobre a necessidade premente de prevenção e otimização dos serviços para a mulher.

Letícia Rodrigues

Acesse no site de origem: Vice-governadora destaca extensão da Rede de Atendimento às Mulheres (Gov/PI – 08/06/2016)