Violência contra a mulher: 35 feminicídios de janeiro a outubro em Santa Catarina (NSC Total – 09/10/2018)

Não há uma explicação simples e única para os 35 feminicídios registrados este ano em Santa Catarina. Também não há dúvidas que o trágico panorama requer novas e imediatas ações de prevenção e preservação de vidas.

Os mecanismos devem estimular a conscientização e a coragem por denúncias. É preciso ainda maior rigor na aplicação e fiscalização de medidas protetivas.

Políticos recém eleitos poderiam fazer jus à confiança das urnas e priorizar esta realidade para fortalecer mobilizações.

Morta durante fisioterapia

Maria Aparecida de Pinho Fagundes, 50 anos, foi a mais recente vítima ao ser golpeada com um canivete pelo ex-marido quando fazia fisioterapia.

O crime aconteceu na manhã de segunda-feira, em Santo Amaro da Imperatriz. Delco Fagundes, 51 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na frente do estabelecimento. Ele não aceitava o fim do relacionamento. Na delegacia, ficou em silêncio.

Vítima já havia sofrido violência

Reportagem da colega Graciela Andrade, exibida no Bom Dia Santa Catarina, mostrou que a vítima já havia sofrido violência anteriormente pelo marido, que não havia denúncia e que ninguém acreditava que o homem chegaria ao ponto de matá-la.

Novamente, ficou evidente o temor pela queixa contra o agressor. A repetição dos crimes revela que dificilmente a violência cessará enquanto houver o receio de romper esse terrível ciclo de ameaças e agressões.

– Vínhamos numa decrescente, mas os últimos casos igualaram as estatísticas do ano passado. Pelo estudo de cada caso podemos planejar ações futuras – afirma a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das Delegacias de Atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs).

Como ampliar a rede de proteção às mulheres

Feminicídios no Estado de janeiro a outubro:

2018: 35

2017: 35

2016: 40

2015: 38

Em Florianópolis

2018: 4

2017: 2

2016: 3

2015: 1

Fonte: Secretaria de Segurança Pública.

Denuncie e peça ajuda

180 Central de Atendimento à Mulher

181 Polícia Civil

190 Polícia Militar

192 Samu

193 Bombeiros

Acesse no site de origem: Violência contra a mulher: 35 feminicídios de janeiro a outubro em Santa Catarina (NSC Total – 09/10/2018)