Violência contra mulher é tema de projeto na Escola Estadual Cândido Marinho (Gov/ES – 15/09/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Para abordar a temática “Violência Contra a Mulher”, a Escola Estadual Cândido Marinho, de Vila Velha, realizou com os estudantes do 1º ao 5º ano o projeto “Quem ama abraça fazendo escola”, que busca fortalecer o conhecimento dos alunos sobre o assunto.

No turno da manhã, o projeto foi desenvolvido levando para as crianças várias atividades relacionadas ao tema central e, também, sobre violência contra os idosos e os desrespeitos sofridos por eles. Segundo a pedagoga Raquel Krohling, durante as aulas, os alunos fizeram cartazes, além de apresentações sobre o tema do projeto.

Dentre as atividades realizadas, a professora Clenir Engracia destacou a que foi desenvolvida pelo 5º ano. “Os alunos confeccionaram um cartaz com a frase “Me dá um abraço” e levaram para o recreio. Com isso, ganhavam um abraço e passavam o recado para ser entregue a outro amigo. Todos que ganhavam tinham que passar o recado. Foi um dia muito divertido e prazeroso”, lembrou Clenir.

No turno Vespertino, além das atividades desenvolvidas na sala de aula, como vídeos e músicas, os estudantes receberam a promotora de Justiça Joana Guzansky, que aprofundou um pouco mais o tema, mostrando às crianças que elas não estão sozinhas nessa luta.

“A importância do projeto é imensurável, considerando a violência que reina em nosso país contra a mulher, especialmente, no Espírito Santo. Contemplamos ainda a violência contra a criança, que é muito comum em nossa comunidade”, disse a pedagoga do turno vespertino, Ieda Maranhão.

O trabalho teve como objetivo alertar e conscientizar as crianças sobre os direitos de todos, onde procurar ajuda em caso de violência, derrubar a barreira do medo existente no momento da denúncia, e fazer com que os alunos repassem aos seus familiares o conhecimento adquirido.

“Já estamos recebendo relatos de pais sobre atitudes positivas de coragem das crianças em relação a maus tratos e violências diversas”, destacou a pedagoga Ieda, em relação aos resultados que o projeto trouxe dentro e fora da escola.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

Acesse no site de origem: Violência contra mulher é tema de projeto na Escola Estadual Cândido Marinho (Gov/ES – 15/09/2016)