Violência doméstica é tema de Oficina para policiais ministrada pela Coordenadoria da Mulher (TJSE – 25/08/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A primeira turma da Oficina para Profissionais de Segurança Pública, ministrada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, ocorreu no último dia 17. A Polícia Militar iniciou a participação, com 26 policiais sendo capacitados. As facilitadoras foram a Juíza Coordenadora da Mulher, Isabela Sampaio, a psicóloga Sabrina Duarte e a assistente social Shirley Leite. O convênio entre TJSE e PM para a realização das Oficinas foi assinado no último dia 15, como parte da programação da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

Buscou-se, além do conteúdo de legislação, trabalhar com os agentes questões relacionadas a gênero e à violência doméstica contra a mulher, auxiliando os atores da rede de proteção e enfrentamento a entrarem em contato com a mulher vítima de forma mais empática, dispensando uma atenção diferenciada aos casos atendidos.

Na Oficina procurou-se também sensibilizar os policiais a levarem em conta aspectos psicológicos, sociais e culturais intrínsecos aos casos que atendem, fornecendo uma visão mais global da violência doméstica contra a mulher. A primeira turma propôs-se a ser um piloto. Agora, após as avaliações realizadas pelos próprios participantes e pelas facilitadoras da Oficina, serão realizados pequenos ajustes no programa proposto para que aconteçam as próximas turmas com frequência quinzenal ou mensal.

O programa da capacitação foi traçado após entrevistas com policiais que atuam diretamente nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, coletando dúvidas e percepções dos mesmos. A metodologia utilizada se baseou na Andragogia, ciência que estuda a melhor forma de orientar adultos a aprender. Nessa metodologia, o aprendizado vivencial é muito mais eficaz na formação do adulto porque pressupõe um envolvimento ativo no processo, permitindo ao indivíduo a desconstrução e reformulação mais abrangente de conceitos através da experiência direta e de dinâmicas de grupo.

Acesse no site de origem: Violência doméstica é tema de Oficina para policiais ministrada pela Coordenadoria da Mulher (TJSE – 25/08/2016)