Violência doméstica: reunião discute diretrizes de programa federal de políticas públicas para a mulher (Prefeitura Santa Maria/RS – 16/04/2014)

Na tarde desta quarta-feira (16), representantes das Coordenadorias da Mulher de municípios da região Central participaram de uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), no Salão de Atos da SUCV.

Representantes das Coordenadorias da Mulher de municípios da região Central participaram de uma reunião com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM)Representantes das Coordenadorias da Mulher de municípios da região Central participaram de uma reunião com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM)Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes do Programa Mulher, Viver sem Violência e Casa da Mulher Brasileira, iniciativas coordenadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O programa prevê a oferta de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda.

O programa doou duas unidades móveis para cada Estado brasileiro. O Rio Grande do Sul recebeu dois ônibus, que serão usados para atendimento das mulheres em situação de violência doméstica. Na reunião desta tarde, foi anunciado que uma das unidades móveis estará em Santa Maria, de 20 a 24 de maio, para atendimento das mulheres nos distritos.

E no dia 29 deste mês, acontecerá em Santa Maria um seminário de capacitação para atendimento nos distritos. A atividade vai integrar diversas secretariais municipais, preparando as equipes que atuarão durante a visita da unidade móvel. De acordo com a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Carmen Pacheco, serão convidados a participar da capacitação clubes de serviços, Delegacia da Mulher e Conselho Municipal da Mulher.

O PROGRAMA – O Programa Mulher, Viver sem Violência foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de reforçar a rede de serviços públicos do Governo Federal, Estados, Distrito Federal, municípios, tribunais de Justiça, ministérios e defensorias públicas por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh

Acesse no site de origem: Violência doméstica: reunião discute diretrizes de programa federal de políticas públicas para a mulher (Prefeitura Santa Maria/RS – 16/04/2014)