Vítimas de violência sexual terão atendimento universalizado e humanizado (Gov/AL – 10/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Projeto que assegura assistência deve ser concluído até o dia 25

Garantir a humanização no atendimento às pessoas vítimas de violência sexual é o propósito do projeto que está sendo elaborado por uma comissão de representantes das Secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos, Saúde, e de Políticas sobre Drogas. Segundo um dos coordenadores da equipe, que esteve reunida nesta quarta-feira (10), no Hospital Hélvio Auto, médico João Facchinetti, o projeto deve ser concluído até o dia 25 deste mês.

Projeto do Estado pretende fornecer assistência completa a vítimas de violência sexual. (Foto: Gov/AL)

Projeto do Estado pretende fornecer assistência completa a vítimas de violência sexual. (Foto: Gov/AL)

A proposta aponta a unidade hospitalar como referência para o atendimento a pessoas que sofreram agressão desta natureza. O projeto indica, sobretudo, as necessidades como, a de equipes multidisciplinares e de unidades de apoio, além dos procedimentos a serem adotados durante o atendimento especializado das vítimas.

Com a universalização, as pessoas vítimas de violência sexual recebem o atendimento médico e psicológico no mesmo local, podendo ainda iniciar o processo por crime, com o resultado do exame realizado neste ambiente hospitalar.

A comissão volta a se reunir na próxima quarta-feira (17), no Hospital Hélvio Auto, para concluir o projeto. Segundo a superintendente da Mulher, Cláudia Simões, a humanização do atendimento é fundamental.

“Não podemos permitir que uma pessoa vítima de violência sexual passe pelo constrangimento de se submeter ao exame mais de uma vez”, comentou a superintendente.

Sirley Veloso

Acesse no site de origem: Vítimas de violência sexual terão atendimento universalizado e humanizado (Gov/AL – 10/06/2015)