Whatapp mulher e patrulha cidadã são lançados oficialmente em Garanhuns (Pref. Garanhuns/PE – 18/09/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Secretaria da Mulher e parceiros apresentaram a importância dos programas para cidade

Na manhã de hoje (18), foi lançado, oficialmente, em Garanhuns, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, os programas WhatsApp Mulher e Patrulha Cidadã, além da formalização da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero. Todos são frutos de uma conquista do Fórum Permanente de Discussões do Enfretamento à Violência de Gênero – composto pelo Poder Judiciário, Secretaria da Mulher, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Creas Regional e Municipal, e Ceapa.

IMG-20150918-WA0005Na ocasião, a juíza de Direito, Pollyanna Pirauá Cotrim, fez a abertura falando da criação da Câmara Técnica na cidade e a sua importância para o Poder Judiciário. Logo depois, a fala ficou com a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Garanhuns, Débora Bandeira, que explanou sobre a importância da articulação da rede e como contribuirá para a efetividade dos trabalhos da polícia no enfretamento à violência.

A secretária da Mulher, Eliane Simões, apresentou o comitê gestor da câmara e falou das parcerias, do fortalecimento de toda a rede e das conquistas já alcançadas até o momento. “Todos os envolvidos abraçaram a ideia desses programas e agora essas mulheres que estão com a suas medidas protetivas deferidas, serão visitadas pela patrulha cidadã, três vezes ao dia, para que elas possam dizer se o agressor está se aproximando, se está incomodando, e todas as medidas serão tomadas pelos órgãos competentes. Quanto ao WhatsApp Mulher, hoje nós o apresentamos à população, mas a ação já está dando certo. Inclusive, alguns agressores já foram presos. Com a iniciativa, há uma garantia do sigilo da informação, que é passada imediatamente ao comando competente. Sabemos que diante desses programas, a violência contra a mulher na cidade será reduzida”, enfatiza a secretária.

Finalizando o momento, a diretora-geral do Enfrentamento à Violência de Gênero, da Secretaria da Mulher de Pernambuco e membro da Câmara Técnica do programa Pacto pela Vida, Bianca Rocha, falou da satisfação de ter Garanhuns como primeiro município do interior a instituir a Câmara Técnica. Para encerrar, o major Hudson de Moura, apresentou o Plano de Ação do 9° Batalhão de Polícia Militar no combate à violência contra as mulheres.

Texto: Samara Pontes

Acesse no site de origem: Whatapp mulher e patrulha cidadã são lançados oficialmente em Garanhuns (Pref. Garanhuns/PE – 18/09/2015)